AUTÓDROMO ZILMAR BEUX
O Autódromo Zilmar Beux de Cascavel é um complexo automobilístico brasileiro, situado no município paranaense de Cascavel. Localizado numa área de 39,6 alqueires, metade da qual constituída por uma reserva natural, protegida por leis ambientais.
Comprimento: 3,032 km
Comprimento do circuito: 3,058 km (1.900 mi)
Curvas: 7 curvas
Maiores eventos: Stock Car; Fórmula Truck; Moto 1000 GP
Capacidade: 75 000
O CIRCUITO
Considerado o mais veloz do Brasil, as médias de velocidade são superiores a 173 km/h.
O Autódromo Zilmar Beux é um dos poucos a contar com dois tipos de pavimento – concreto e asfalto. Nos Estados Unidos é comum encontrar circuitos com essa combinação. Trata-se também de uma variação de piso que requer um acerto mais apurado do carro.
O trajeto têm 3.058 metros, com o concreto presente na reta de chegada, destinado também às provas de arrancada. A largura é de 12 metros e o desenho, que conta com sete curvas, é percorrido no sentido anti-horário.
Com as recentes reformas passou a exigir um desempenho ainda maior dos carros. O traçado era de terra até 1973, quando recebeu asfalto e credenciou-se para receber outras provas de automobilismo.
Curva do Bacião:
Conhecida como "A Eau Rouge brasileira", a Curva do Bacião, primeira do circuito, tem um raio longo, inclinada em 180º e que surge depois de uma reta em descida, fazendo com que a aproximação ocorra em altíssima velocidade.
Contornada a quase 200km/h, é famosa por possuir o maior raio entre os autódromos do Brasil, com quase 300 metros de extensão.
Em 2012 foi creditada a ela a responsabilidade pelo número excessivo de pneus estourados durante a etapa da Stock Car. Segundo os técnicos, o ombro do pneu quebrava, havia perda de pressão e o consequente estouro.[
HISTÓRIA
As primeiras provas automobilísticas foram realizadas nas ruas da cidade em 1964, com caráter amador, por um grupo de amigos e entusiastas. Isso levou os pioneiros a constituir uma sociedade anônima e, com o capital levantado, adquirir uma grande área de terras e construir o autódromo com pista de terra, em 7 de setembro de 1970. Em 22 de abril de 1973, depois de muitos esforços, notadamente do sócio Zilmar Beux, então presidente da entidade, foi inaugurada a pista asfaltada, tornando-se o terceiro do Brasil e o primeiro do interior pavimentado.
A tradição automobilística do Oeste do Paraná nasceu do fato de um grupo de pessoas ter erguido um autódromo numa então pequena cidade, quando apenas três funcionavam no Brasil: Interlagos, Tarumã e Cascavel.
Abrigou as principais competições nacionais, como a Stock Car, como também é o berço da Fórmula Truck. Foi batizado como Autódromo Zilmar Beux de Cascavel, em homenagem ao seu principal idealizador e construtor.
Com o passar dos anos pouco foi investido no complexo, o que acabou por retirar o autódromo dos calendário oficial das grandes competições. Porém, continuou sediando muitos eventos de automobilismo e motociclismo, sendo sempre um grande formador de pilotos que atuaram e atuam em várias categorias automobilísticas do Brasil e exterior.