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AUTÓDROMO ZILMAR BEUX

O Autódromo Zilmar Beux de Cascavel é um complexo automobilístico brasileiro, situado no município paranaense de Cascavel. Localizado numa área de 39,6 alqueires, metade da qual constituída por uma reserva natural, protegida por leis ambientais. 

Comprimento: 3,032 km

Comprimento do circuito: 3,058 km (1.900 mi)

Curvas: 7 curvas

Maiores eventos: Stock Car; Fórmula Truck; Moto 1000 GP

Capacidade: 75 000

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O CIRCUITO

Considerado o mais veloz do Brasil, as médias de velocidade são superiores a 173 km/h.

O Autódromo Zilmar Beux é um dos poucos a contar com dois tipos de pavimento – concreto e asfalto. Nos Estados Unidos é comum encontrar circuitos com essa combinação. Trata-se também de uma variação de piso que requer um acerto mais apurado do carro.

O trajeto têm 3.058 metros, com o concreto presente na reta de chegada, destinado também às provas de arrancada. A largura é de 12 metros e o desenho, que conta com sete curvas, é percorrido no sentido anti-horário.

Com as recentes reformas passou a exigir um desempenho ainda maior dos carros. O traçado era de terra até 1973, quando recebeu asfalto e credenciou-se para receber outras provas de automobilismo.

Curva do Bacião:

Conhecida como "A Eau Rouge brasileira", a Curva do Bacião, primeira do circuito, tem um raio longo, inclinada em 180º e que surge depois de uma reta em descida, fazendo com que a aproximação ocorra em altíssima velocidade.

Contornada a quase 200km/h, é famosa por possuir o maior raio entre os autódromos do Brasil, com quase 300 metros de extensão.

Em 2012 foi creditada a ela a responsabilidade pelo número excessivo de pneus estourados durante a etapa da Stock Car. Segundo os técnicos, o ombro do pneu quebrava, havia perda de pressão e o consequente estouro.[

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HISTÓRIA

As primeiras provas automobilísticas foram realizadas nas ruas da cidade em 1964, com caráter amador, por um grupo de amigos e entusiastas. Isso levou os pioneiros a constituir uma sociedade anônima e, com o capital levantado, adquirir uma grande área de terras e construir o autódromo com pista de terra, em 7 de setembro de 1970. Em 22 de abril de 1973, depois de muitos esforços, notadamente do sócio Zilmar Beux, então presidente da entidade, foi inaugurada a pista asfaltada, tornando-se o terceiro do Brasil e o primeiro do interior pavimentado.

A tradição automobilística do Oeste do Paraná nasceu do fato de um grupo de pessoas ter erguido um autódromo numa então pequena cidade, quando apenas três funcionavam no Brasil: InterlagosTarumã e Cascavel.

Abrigou as principais competições nacionais, como a Stock Car, como também é o berço da Fórmula Truck. Foi batizado como Autódromo Zilmar Beux de Cascavel, em homenagem ao seu principal idealizador e construtor.

Com o passar dos anos pouco foi investido no complexo, o que acabou por retirar o autódromo dos calendário oficial das grandes competições. Porém, continuou sediando muitos eventos de automobilismo e motociclismo, sendo sempre um grande formador de pilotos que atuaram e atuam em várias categorias automobilísticas do Brasil e exterior.

Autódromo Zilmar Beux: Coleção
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